Esporte News

CBF divulga o calendário do futebol brasileiro de 2018

O Campeonato Brasileiro vai parar um dia antes do início da Copa do Mundo da Rússia em 2018. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na noite da última sexta-feira (29), que divulgou o calendário do futebol brasileiro do ano que vem.


O Brasileirão terá 12 rodadas a serem realizadas antes da Copa. A última jornada está marcada para o dia 13 de junho e no dia seguinte a anfitriã Rússia fará sua estreia na abertura do Mundial. Enquanto a 12ª jornada da Série B do Brasileirão será realizada no dia 12. A final da Copa do Mundo está marcada para o dia 15 de julho. O futebol brasileiro retomará seus campeonatos dois depois. A bola voltará a rolar na Série B no dia 17 e no dia seguinte será a vez da elite do futebol brasileiro voltar à campo.

A pré-temporada do futebol nacional também será impactada com a disputa da Copa do Mundo. Ao invés de um mês de preparação, os clubes terão 14 dias para preparar suas equipes para a temporada. A volta ao batente está prevista para o dia 3 de janeiro e se se encerra no dia 16. Em relação às datas Fifa, o calendário brasileiro não vai parar para os compromissos das seleções, o que significa que os clubes sofrerão com os desfalques dos seus atletas convocados para suas seleções.

Os estaduais terão 18 datas para suas disputas, entre os dias 17 de janeiro a 8 de abril. Já a Copa do Brasil terá 38 datas, de 15 de abril a 9 de dezembro.