Esporte News

Vôlei: Bárbara Seixas e Fernanda Berti levam medalha de ouro na etapa de Xiamen

A parceria foi formada pouco depois da Olimpíada do Rio 2016 e já começa a colher os primeiros frutos. Cotadas para os Jogos de Tóquio 2020, Bárbara Seixas e Fernanda Berti conquistaram neste domingo o primeiro título da dupla na etapa do Circuito Mundial em Xiamen, na China. Na decisão, as jogadoras do Brasil levaram a melhor sobre as donas da casa Wang e Yue por 2 sets a 1 (21/12, 19/21 e 16/14), em 50 minutos. A vitória no evento chinês deu o primeiro ouro para as cariocas, que se juntaram em setembro de 2016. 



Maria Elisa e Carol Horta terminaram a competição na quarta posição depois que foram superadas pelas alemãs Isabel Schneider e Victoria Bieneck por 2 sets a 0 (16/21 e 19/21).

No caminho até o topo, Bárbara e Fernanda passaram nas semifinais por outra dupla brasileira, Maria Elisa e Carol Horta no tiebreak, de virada, (21/23, 21/16 e 17/15), em 52 minutos. Embora este seja apenas o segundo torneio internacional das cariocas, o crescimento da dupla é nítido.

- Eu estou muito feliz por três motivos muito importantes. Primeiro porque nos preparamos bastante para este torneio. Sabíamos que precisávamos ir bem aqui para justamente ir bem na disputa com os outros times do Brasil que estão brigando por posições no ranking e uma vaga na Copa do Mundo. Sabíamos que seria difícil. O segundo ponto é que o nosso planejamento foi seguido e deu certo. O terceiro é que este resultado dá mais confiança para a gente. Estamos crescendo como time, esse foi o segundo torneio internacional que jogamos juntas e tivemos que lidar com jogos difíceis - comentou Bárbara Seixas, medalhista de prata na Rio 2016.

A dupla campeã em Xiamen, que é um evento três estrelas, leva 600 pontos no ranking e um prêmio de oito mil dólares, o que equivale a 25 mil reais. 

Antes do evento na China, o Circuito Mundial teve outras cinco paradas: Fort Lauderdale (EUA), único até agora a contar com duplas brasileiras; Kish Island (IRÃ); Shepparton (AUS); Sydney (AUS); e Langkawi (MAS).

GE