Esporte News

Flu de Feira deve disputar Pré-Nordestão no 2º semestre

Com o encerramento da sua participação no Campeonato Baiano 2017, o Fluminense de Feira ficou com a terceira colocação geral na competição, situação que lhe habilitou a disputar um Pré-Campeonato do Nordeste, que pode dar ao tricolor feirense uma vaga na competição regional do ano que vem. Por conta de alguns campeonatos estarem em andamento e o Campeonato Brasileiro nas séries A, B,C e D começar logo em seguida, esta competição só deve mesmo ser disputada no 2º semestre deste ano.

A criação deste torneio é uma das alterações que a CBF e os clubes integrantes da Liga do Nordeste pretendem implantar para o Campeonato do Nordeste de 2018. No próximo ano a competição deverá ser disputada entre 16 clubes: os 9 campeões estaduais, mais os três vices de Bahia, Pernambuco e Ceará (os Estados com melhor ranking da CBF), terão vagas diretas na fase de grupos. Os terceiros colocados dos Estaduais de Pernambuco e Bahia, mais os seis vices das seis federações restantes (menos o Ceará) disputarão uma fase classificatória, com confrontos definidos pelo ranking da CBF, em jogos eliminatórios. Os quatro vencedores de cada um deles avançam para a fase de grupos com os 12 já classificados, somando 16 equipes.

Neste momento, seguindo a classificação geral das competições, Bahia e Pernambuco já têm Fluminense de Feira e Náutico confirmados para o pré-Nordestão, mas os demais times só deverão ser conhecidos mais adiante quando houver os desfechos dos campeonatos estaduais. Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Mas o Maranhão se encontra com o certame suspenso – sem previsão de retorno – e no Piauí o segundo turno terminará ainda na próxima semana.

Seguindo a lógica o Touro do Sertão poderá enfrentar: Náutico/PE; Confiança ou Itabaiana/SE; Botafogo ou Treze/PB; ABC ou Globo/RN; Cordino, Sampaio Correa ou Moto Club/MA e mais o vice-campeão piauiense. Os oito clubes vão ser divididos em quatro chaves e se enfrentarão em sistema eliminatório em dois jogos e os quatro que avançarem completarão o grupo que disputará o Nordestão. Ainda não foram definidos os critérios de sorteio de confrontos nem a ordem dos jogos desta competição.

F.Estado