Esporte News

Pan-Americanos: Brasil faz 3 a 2 em Porto Rico e está na final

Foi no sufoco, na raça, mas o Brasil está mais uma vez na final do vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos. Depois de perderem as duas primeiras parciais, as comandadas de José Roberto Guimarães correram atrás do prejuízo e conseguiram uma virada espetacular por 3 sets a 2.

O time verde e amarelo chega à terceira final de Pan consecutiva, e tenta o bicampeonato. O adversário na final sairá do duelo entre Estados Unidos e República Dominicana, que começa às 22h (de Brasília) desta quinta.

No set inicial, a equipe brasileira não mostrou a mesma constância dos jogos anteriores em Toronto e, nos primeiros oito pontos disputados, já perdia por 6/2. Com uma grande atuação de Aurea Cruz, as porto-riquenhas não desperdiçaram as chances de pontuar e mantiveram a vantagem até o fim, fechando o primeiro set em 25/18.

Pan-Americanos: Brasil faz 3 a 2 em Porto Rico e está na final

O segundo set começou com bom momento da Seleção Brasileira, comandado por uma inspirada Fernanda Garay. Com o passar do tempo, porém, a vantagem do time de José Roberto Guimarães variou de um a dois pontos até que Porto Rico conseguiu a virada perto do fim e fechou a parcial em 26/24.

Para chegar à disputa pelo ouro, o Brasil precisaria de três vitórias em três sets, e começou a reação no terceiro set. O bloqueio verde e amarelo começou a surtir efeito e, no ataque, Rosamaria e Fernanda Garay comandaram a vitória brasileira por 25/22. O quarto set foi o melhor momento da Seleção até então na partida. Infalível, Fê Garay foi mais uma vez crucial para a vitória por 25/19, que forçou o tie break.

A última parcial não começou bem para as brasileiras, que viram Porto Rico abrir quatro pontos logo no início (6/2). No entanto, as comandadas de José Roberto Guimarães conseguiram uma grande reação e viraram o placar, em um bloqueio de Mari Paraíba.

Os últimos instantes de partida foram um verdadeiro teste para o coração do torcedor brasileiro. As porto-riquenhas não se mostraram dispostas a entregar a vitória facilmente ao Brasil, e promoveram diversos ralis. Coube ao bloqueio verde e amarelo o ponto final, que levantou a torcida nas arquibancadas e fechou o quinto set em 15/11. O Brasil está mais uma vez na final do Pan.

Gazeta