Esporte News

FBF prepara mudanças para a segunda divisão do Baiano em 2016

FBF prepara mudanças para a segunda divisão do Baiano em 2016
A partir de 2016, a segunda divisão do Campeonato Baiano poderá passar por mudanças em seu formato. Nesta segunda-feira (15), a presidência da Federação Bahiana de Futebol (FBF)e o departamento técnico se reuniram para definir as alterações que serão encaminhadas aos filiados em novas reuniões entre este mês e agosto. Com isso, entidade e clubes decidirão as mudanças em conjunto.

A pretensão da FBF é de realizar uma competição com grupos regionalizados na primeira fase, com o objetivo de incentivar a prática do futebol profissional em locais mais distantes. A ideia seria reunir 16 clubes divididos em grupos da região do Extremo Sul, Região Norte, Região Metropolitana, entre outras.

Os times se enfrentariam em sistema de jogos de ida e volta dentro de cada grupo. Os dois melhores passam às quartas de final, onde seriam iniciados os confrontos mata-mata até a fase final, com o campeão sendo premiado com o acesso à elite do futebol baiano. No novo formato, a competição aconteceria no mesmo período da primeira divisão, entre os meses de fevereiro e maio.

Outra ideia da entidade é limitar em 35 o número dos atletas inscritos por cada equipe. Destes, 18 teriam que ter, obrigatoriamente, de idade até 23 anos, 12 sem limite de idade e cinco jogadores com idade máxima de 19 anos completados no ano da competição.

Federação Bahiana e clubes devem decidir por estas mudanças antes do anúncio do calendário do futebol estadual em 2016, previsto para agosto deste ano.