Esporte News

América-MG é condenado e perde 21 pontos por escalar jogador irregular

Mais uma vez, o tribunal será responsável por uma mudança drástica na tabela de classificação dos campeonatos nacionais. Na noite desta segunda-feira, o América-MG foi punido pela 1ª Comissão Disciplinar Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de 21 pontos por escalar um jogador de forma irregular em quatro partidas do Campeonato Brasileiro da Série B. Embora caiba recurso, as chances do Coelho reverter a situação são mínimas.

América-MG é condenado e perde 21 pontos

Dos cinco auditores presentes no julgamento, quatro votaram à favor da punição e apenas um pediu a absolvição do América-MG. O Coelho acabou sendo enquadrado no artigo 214 do CBJD, no qual rende ao clube a perda de 21 pontos, além de uma multa de R$ 4 mil. Ele não poderia atuar por mais nenhum clube na temporada, pois defendera antes São Bernardo, pela primeira fase da Copa do Brasil, e Portuguesa, em seis partidas da Série B.

O atleta atuou apenas por uma partida pelo América-MG, contra o ABC, mas, como ficou entre os suplentes em outras três vezes (contra Paraná, Oeste e América-RN), a punição é extensiva aos quatro jogos.
De acordo com o CBJD, o América perdeu 12 pontos (pelas quatro partidas em que Eduardo assinou a súmula) e mais 9 pontos (correspondentes aos três jogos que o clube venceu com o atleta à disposição - contra Paraná, Oeste e ABC). Eduardo foi apresentado ao clube em 27 de junho e já deixou o clube, voltando para o São Bernardo, onde disputa a Copa Paulista.

Com a perda dos 21 pontos, o América-MG despencou para a lanterna da Série B, com 12 pontos. Com isso, o grande beneficiado seria o Bragantino, que deixaria a zona de rebaixamento, subindo para a 16ª colocação com 23 pontos.

O América-MG se disse inocente no caso, mas já trabalhava com a segunda hipótese de perder apenas seis pontos. Para isso, a defesa do clube de Minas Gerais alegou que o artigo 214 do CBJD gera dupla interpretação e, por isso, deveria punir a equipe com apenas seis pontos, relativo ao número de pontos conquistado no único jogo em que Eduardo atuou – vitória por 1 a 0 sobre o ABC - mais três pontos.

Do Interior