Esporte News

STJD exclui o Botafogo-PB da Série C do Campeonato

STJD exclui o Botafogo-PB
O Botafogo-PB está excluído da Série C do Campeonato Brasileiro de 2014. A decisão foi tomada pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em julgamento realizado na tarde desta sexta-feira, no Rio de Janeiro. O placar foi de 3 a 1 contra o clube, por ter sido beneficiado com decisão da justiça comum antes de esgotados todas as instâncias da justiça desportiva. Além da exclusão, o clube ainda foi punido com pagamento de multa no valor de R$ 30 mil.

A decisão ainda vale recurso ao pleno do STJD. Mas segundo a decisão da Quarta Comissão, caberá ao presidente da instituição, Caio César Rocha, decidir monocraticamente se a decisão já passa a ser cumprida imediatamente ou apenas quando o pleno se manifestar. Desta forma, os próximos jogos do clube estariam ameaçados, mas o advogado Luiz Augusto Crispim Filho (diretor jurídico do Belo) garante que a partida deste sábado contra o CRB está confirmada, já que não haveria tempo hábil para a publicação do acórdão.

Crispim disse ainda que de antemão vai entrar com um pedido de efeito suspensivo para que de fato qualquer decisão só seja cumprida após julgamento da ação no pleno do STJD. Por fim, ele não descartou entrar na justiça comum, desde que apenas depois de esgotados todas as instâncias na esfera esportiva.

- Achei um equívoco dos maiores. O Botafogo jamais desrespeitou a justiça desportiva e foi beneficiado por uma ação de uma pessoa alheia ao clube. Vamos recorrer e o objetivo é reverter o resultado no pleno. Caso não tenhamos êxito e estejam esgotadas todas as instâncias, aí sim poderemos acionar a justiça comum.

O caso remete ainda à estreia do clube pessoense na Copa do Nordeste deste ano, em jogo contra o Sport no Estádio Almeidão, em João Pessoa. A torcida pernambucana entrou em confronto com a Polícia Militar e o jogo chegou a ser paralisado depois que spray de pimenta chegou ao campo de jogo e afetou os jogadores dos dois times.

Na época, o Estádio Almeidão estava em reformas e acabou interditado pelo STJD. O Botafogo, assim, foi obrigado a jogar no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O time aceitou a punição e chegou a viajar para a cidade potiguar para jogar contra o Náutico, mas uma ação movida na justiça comum da Paraíba pelo vereador Renato Martins, de João Pessoa, reabriu o Almeidão e obrigou que os jogos do clube fossem na arena esportiva da cidade.

Com Globo Esportes