Esporte News

Começa neste sábado 19, a Série D do brasileiro 2014

Começa neste sábado (19) a sexta edição da Série D do Campeonato Brasileiro, a Quarta Divisão, que garante aos quatro primeiros colocados o direito de disputar a Série C em 2015. O pontapé inicial será na partida entre Ituano e Brasil-RS, às 15h, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Ao todo serão realizados 200 jogos até o dia 16 de novembro, quando será conhecido o grande campeão após o segundo confronto da final. Assim como ocorre na Copa do Brasil, todos os estados participam da competição. No total serão 41 clubes, um a mais que no ano passado, divididos em sete grupos com cinco equipes cada e outro grupo com seis times. O aumento no número de participantes foi motivado pelo rebaixamento de cinco clubes na Série C de 2013, já que o torneio teve 21 equipes após acordo na Justiça para a inclusão do Rio Branco-AC, que acabou rebaixado no campo. A edição 2014 da Série D contará com times de pouca expressão, como Jacuipense, Coruripe e Interporto, além de outros com certo destaque no cenário nacional, como Remo, Moto Club e Brasiliense. A definição dos clubes foi feita através das competições estaduais.

Na primeira fase, os times se enfrentam dentro das respectivas chaves no esquema de turno e returno, sendo que os dois melhores se classificam para a etapa seguinte. A partir das oitavas, os confrontos passam a ser eliminatórios, no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta. No entanto, ao contrário dos anos anteriores os duelos não serão mais regionalizados, pois a CBF decidiu adotar o mesmo critério utilizado pela Conmebol na Libertadores: o melhor primeiro colocado enfrentará o pior segundo, e assim por diante. Nas quartas, semi e na decisão também será levada em consideração a melhor campanha ao longo das fases anteriores. Confira a tabela clicando aqui.

Dos cinco clubes que já foram campeões da competição, três são da Região Nordeste, um do Norte e outro do Sudeste. São eles: São Raimundo-PA (2009), Guarany de Sobral-CE (2010), Tupi-MG (2011), Sampaio Correa-MA (2012) e Botafogo-PB (2013). As regiões Sul e Centro Oeste ainda não conquistaram o título.

Globo Esportes