Esporte News

Palmas é escolhida como cidade-sede dos Jogos Mundiais Indígenas

Previsto para o segundo semestre de 2015, a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas já tem sede definida. Disputando com as cidades de Belém e Marabá, Palmas foi escolhida após apresentar o melhor projeto técnico, apartir dos critérios e a avaliação feitos pelo Ministério do Esporte e Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC).

“Palmas é a capital mais nova do país. Daqui a cerca de um mês vai completar apenas 25 anos e vem dando uma demonstração claríssima de receptividade a todos os povos. Para os Jogos, temos toda uma logística técnica para receber a competição e melhor acolher a todos. Assim, queremos fazer uma grande edição dos Jogos, para que Palmas se torne uma referência de um novo paradigma de sociedade” afirmou o prefeito da cidade, Carlos Amastha, após reunião com o Ministério.

Para receber a edição mundial dos Jogos dos Povos Indígenas, a cidade contará, entre acomodações e instalações para o evento, com aldeia para alojamento das etnias brasileiras, refeitório, oca digital, praça de alimentação com comidas típicas, campo de beisebol, raia olímpica, grande arena, museu do índio e feira de artesanato, entre outros. A expectativa é de que cerca de 20 a 30 países participem da competição, que tem previsão de acontecer entre julho e setembro do próximo ano.