Esporte News

Jornal O Globo: Vitória é retratado com escudo falso

Alvo de uma brincadeira da torcida do seu maior rival, o Vitória segue assombrado pela paródia do seu maior símbolo nas mídias. Dessa vez, foi o caderno de esportes do jornal O Globo desta quarta-feira (30) que trouxe em sua capa o falso escudo, que tem as palavras “V-I-C-E” em analogia ao original “E-C-V” (Esporte Clube Vitória) presente no brasão.

Além do periódico, outras instituições já cometeram a gafe e reproduziram o falso símbolo no lugar do original. Em fevereiro de 2013, o bloco de carnaval Olodum estampou em seu abadá diversos escudos de futebol, mas se equivocou e utilizou a insígnia errada. Já em setembro de 2013, foi a vez do jornal Correio publicar em um dos seus destaques, em que abordava o duelo contra o Atlético-PR, o brasão “VICE” em lugar do verdadeiro, mesmo fato ocorrido em outubro quando a organização da Arena Fonte Nova exibiu o errôneo símbolo antes do inicio do confronto contra o Goiás.A fim de evitar prejuízos, o próprio Vitória moveu uma ação judicial em que conseguiu solicitar a retirada da imagem do site de buscas Google sob pena de multa em caso de desobediência. Entretanto, até o presente dia desta nota, ainda pode-se encontrar o símbolo em qualquer procura no sitio.

Apesar das gafes que difamam o clube, em outra ocasião existiu o acerto do escudo, mas se errou a equipe contemplada. Na página de Facebook da rádio francesa Scoop, no mês de outubro de 2013, o time português do Vitória de Guimarães acabou retratado como a agremiação de Salvador. O mais curioso é que os franceses sabem, pelo menos, distinguir o verdadeiro brasão do Leão da Barra da cópia amplamente confundida na grande rede.