Esporte News

Última rodada da 1ª fase promete disputas emocionantes no Baianão 2013

O Baianão 2013 esquentou de vez. Marcado pelo equilíbrio, o Campeonato reservou para a última rodada as principais disputas da 1ª fase. Todos os nove clubes, incluindo o Jacuipense, que já se despediu e não possui chances de classificação ou descenso, ainda almejam algo na competição. Com nove pontos, o Leão Grená, mesmo sem entrar em campo, fica na torcida para manter a sexta colocação final e ter o direito de disputar a Copa Governador do Estado.
Para o time de Riachão do Jacuípe, interessa um empate ou derrota do Botafogo, diante do Serrano, no próximo domingo (10). O seis primeiros colocados desta fase se juntam ao campeão e vice da Segunda Divisão na disputa da competição estadual. Já para o Mais Simpático, só os três pontos interessam. O duelo direto com o Mongoió vale a última vaga na 2ª fase do Baianão. Um empate ou derrota pode levar o Botafogo de volta à segundona. O time da Capital é o sétimo colocado com sete pontos, contra nove do Rubro-Verde, 5º da tabela.
Na briga contra o rebaixamento, o Alvirrubro tem como adversários o Fluminense e o Atlético. O Touro do Sertão, com cinco pontos, enfrenta o Juazeiro, fora de casa, e para escapar da degola precisa do triunfo e um empate ou derrota do Botafogo. Em caso de empate do Mais Simpático, o Tricolor Feirense superará o rival no número de vitórias, duas contra uma.
Situação ainda mais complicada vive o Carcará. A equipe de Alagoinhas, lanterna da competição, também com cinco pontos, precisará vencer o Bahia de Feira e torcer por reveses do Flu e do Bota. Para o Atlético, ainda existe a possibilidade de salvação com outros quatro resultados, derrota do Touro e empate do Mais Simpático, empate de ambos, ou vitória do Touro e derrota ou empate do Botafogo. Nestes dois últimos casos precisará reverter uma diferença de dois gols de saldo em favor do clube feirense. Já na parte de cima da tabela, a briga é por um espaço entres os principais clubes do Brasil e do Nordeste. E os protagonistas desta disputa são os atuais líder e vice-líder, Vitória da Conquista e Juazeiro, respectivamente.
Ambos com 14 pontos e separados apenas por um gol de saldo (nove contra oito), em favor dos conquistenses, os donos das melhores campanhas do Baianão decidirão quem garantirá uma vaga na Copa do Brasil, ou na Copa do Nordeste. O primeiro colocado disputará o certame regional, que em 2014 valerá vaga na Copa Sul-Americana. Ao segundo restará a participação na segunda maior competição do país. O Tricolor das Carrancas receberá o ameaçado Fluminense, no Adauto Moraes. O Bode terá a visita da Juazeirense, no Lomanto Júnior.
O Cancão de Fogo, por sua vez, entrará em campo despreocupado. Com dez pontos e na quarta colocação, já está garantido na segunda fase e luta apenas por uma melhor classificação.A mesma situação vive o Bahia de Feira, também com dez pontos, mas na terceira posição com três gols a mais de saldo. O Tremendão enfrenta o Atlético, no Joia da Princesa, para avançar com moral, entre os três melhores da primeira fase.
Com disputas em aberto, a bola rola pelos quatro confrontos da nona e última rodada da fase de classificação às 16h. Já no dia 17 de março, os cinco classificados se juntam a Bahia, Vitória e Feirense na luta pelas quatro vagas nas semifinais do Baianão 2013.

Fonte: Cidade Esportes