Esporte News

Clássico Ba-Vi do dia 31 de março será o primeiro jogo da Arena Fonte Nova

Nada mais marcante para a inauguração de um estádio que o maior clássico do Nordeste. A parte estrutural da Arena Fonte Nova tem entrega marcada para o dia 28 de fevereiro. A cerimônia de inauguração será em 29 de março. Mas, num estádio de futebol, o que vale mesmo é a bola rolando. E agora está confirmado: o clássico Ba-Vi, no dia 31 de março, será o primeiro jogo do estádio baiano, escolhido como uma das seis sedes da Copa das Confederações, a partir do dia 15 de junho
 
O presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, havia dado a informação na última quarta, no lançamento do Campeonato Baiano. Ontem, José Luiz Góes, diretor de engenharia do consórcio à frente da Arena Fonte Nova, confirmou. “É também um evento de inauguração. É verdade sim a questão de ter o Ba-Vi como o primeiro jogo da arena”, revelou. O jogo valerá pelo Campeonato Baiano e será o primeiro clássico do ano, com mando de campo tricolor. Nos próximos dias, a FBF fará a mudança na tabela, onde ainda consta o local “a definir”.
 
Para Góes, apesar dos riscos de um clássico, por conta da paixão e rivalidade, ter um Ba-Vi na abertura tem um número maior de aspectos positivos. “Existem alguns pontos de atenção. Vamos nos cercar para tomar as decisões corretas”, declarou.
 
Para o dia 29 de março, data da inauguração, Góes descarta qualquer tipo de espetáculo que ocupe o gramado. “Está em discussão o que será. Isso passa pela validação do governo do estado e da prefeitura, por conta da área externa”.
 
As aberturas do Castelão, em Fortaleza, e do Mineirão, em Belo Horizonte, contaram apenas com formalidades e presenças de autoridades.

 
Ajustes

O diretor de engenharia afirmou que, no dia 28 fevereiro, quase tudo estará pronto: piso, acabamento, forro, assentos, cobertura, pintura. E o gramado estará verde, mas sem condições de uso. “Entre o final de fevereiro e o evento de inauguração, serão feitos testes, ajustes de instalações e verificações. Nada de obra física em andamento”, garante Góes.
 
Ontem, após a camada de brita, a areia começou a ser colocada no campo. O rigor da Fifa é tão grande que a grama teve que ser pessoalmente aprovada por uma comissão da entidade. A areia é a penúltima camada do campo. Depois será colocado o top soil, uma mistura de areia e material orgânico, onde a grama será plantada, provavelmente, na próxima quarta-feira.
 
A respeito de um suposto erro na cobertura do estádio, que estaria atrasando a obraGóes declarou: “É um factóide de muita irresponsabilidade. A cobertura permanece conforme o projeto original”.
FONTE: Com Informaçõe de Ivan Dias Marques