Esporte News

Baianão terá nova fórmula em 2013

O Campeonato Baiano de Futebol já tem uma nova fórmula para a edição 2013. Em reunião do Conselho Técnico, realizada na manhã desta quarta-feira (14), na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), os clubes aprovaram o novo sistema de disputa da principal competição do Estado.

Em 2013, o Baianão seguirá um novo calendário, modificado para a reestreia da Copa do Nordeste, que será realizada entre 20 de janeiro e 17 de março. Por isso, Bahia, Vitória e Feirense, representantes baianos na competição regional, só entrarão no estadual a partir da segunda fase.

“A nossa Federação sai na frente e já apresenta um campeonato estadual mais enxuto, como exige o calendário nacional. O Baiano, que já teve 140 jogos, ou mais, passará a ter 76 jogos. É a adequação necessária para o retorno da Copa do Nordeste ao calendário do futebol brasileiro”, explicou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
 
A Fórmula - Após escolha democrática entre os clubes, por meio de votação, ficou definido por 73 votos contra cinco que a 1ª fase do Campeonato Baiano será disputada em sistema apenas de jogos de ida, entre 20 de janeiro e 10 de março. As nove agremiações (Bahia de Feira, Atlético, Fluminense, Vitória da Conquista, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense) disputarão oito jogos cada, sendo quatro em casa e quatro fora em grupo único.

Ao final da fase classificatória, ascendem à segunda fase as cinco melhores colocadas. As duas últimas serão rebaixadas para a segunda divisão de 2014 e a 6ª e 7ª colocada são eliminadas, mas garantem a participação na elite do futebol baiano do ano seguinte. Para valorização da primeira fase do campeonato, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) garantiu ao primeiro e segundo colocados vaga na Copa do Nordeste 2014 e Copa do Brasil 2014, respectivamente.
 
Já com a presença de Vitória, Bahia e Feirense, a segunda fase, quartas de finais, será realizada entre 20 de março e 21 de abril. Nesta fase, os oito clubes serão divididos em dois novos grupos.

No grupo 2 ficarão Bahia, Feirense, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3 ficarão Vitória, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial. A divisão dos grupos também foi definida através de sorteio.

Quanto ao sistema de disputa, a 2ª fase passará a adotar os jogos de ida e volta, com duelos de grupo contra grupo, o que garante o mínimo de dois clássicos BaVis no certame.
 
A fase semifinal, ou 3ª fase, será disputada pelos dois primeiros colocados de cada grupo. O 1º do grupo 2 enfrenta o 2º do grupo 3 e o 1º do grupo 3 o 2º do grupo 2, ambos em confrontos de ida e volta. Os vencedores dos duelos farão a final do Baianão 2013 em dois jogos, marcados para os dias 12 e 19 de maio, e os dois eliminados disputarão o terceiro lugar.

Ainda no encontro ficou decidido que o campeão do Baianão 2013 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição essa que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e a associação de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante das Séries A e B do Brasileirão, será a representante baiana na Série D .
 
Outra novidade da edição 2013 do Estadual diz respeito aos preços dos ingressos. Após anseios dos dirigentes, ficou decidido que cada clube terá direito de estabelecer o valor mínimo das entradas para seus jogos como mandantes, o que abre espaço para o retorno das promoções que incentivam a presença do público nos estádios.

Durante a reunião, Ednaldo Rodrigues apresentou os representantes da empresa Mega Sports, Gustavo Aguiar e Bruno Carvalho, que será a responsável, juntamente com a Ner Produções, pela captação de patrocínios para os clubes e o Campeonato. "Agradeço a participação dos 12 clubes e dos profissionais de imprensa presentes. Podem ter certeza que tudo foi feito pensando no melhor para o coletivo, para todos os clubes e não só um ou dois. Desejo a todos um campeonato de sucesso e confio que juntos faremos um Baianão cada vez mais brilhante e emocionante", finalizou o dirigente.

Além de Rodrigues, marcaram presença na reunião o vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa; a diretora técnica da entidade, Taíse Galvão; o diretor do Departamento de Registros, Ricardo Nonato; o diretor administrativo-financeiro, Jorge Lima; e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim.

Representando os clubes compareceu o presidente do Vitória, Alexi Portela Júnior; da Juazeirense, Roberto Carlos, do Feirense, Dilson Carneiro; do Juazeiro, Antônio Baé; Jacuipense, Felipe Carneiro; Botafogo, Adalberto Lopes; do Vitória da Conquista, Ederlane Amorim; do Serrano, José Alfredo; Atlético de Alagoinhas, Raimundo Queiroz; Fluminense de Feira, Rubens Cerqueira; presidente e presidente do conselho deliberativo do Bahia de Feira, Tiago e Jodilton Souza; o gerente de futebol do Bahia, André Araújo, entre outros dirigentes.

O Campeonato Baiano Sub-20/2013 seguira, inteiramente, a mesma fórmula. As inscrições dos participantes para ambas as competições, Juniores e Profissionais, foram iniciadas nesta quarta-feira (14) e vão até o dia 26 de novembro.
 
Fonte: Galaticos Online