Esporte News

Clubes do Brasileirão defendem criação de nova Liga

Acostumado com um calendário apertado, o torcedor brasileiro pode nas próximas temporadas ter uma grata surpresa. Segundo informações nesta quarta-feira do jornal Folha de S.Paulo, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Figueirense, Grêmio, Portuguesa e Santos defendem nos bastidores a criação de uma nova Liga no futebol Nacional por mudanças nas atuais datas definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A informação vem à tona nos bastidores a partir do momento em que a presidência da CBF passa por mudança (sai Ricardo Teixeira e entra José Maria Marín). Além disso, outro fato que torna a criação da Liga uma nova saída é a partir do momento em que o Clube dos 13 foi extinto e os clubes podem ter autonomia para criar seu próprio calendário. Os sete times visam espaço na temporada para realizar excursões ao exterior.


Além disso, o fato do novo presidente da CBF, José Maria Marin, ser paulista, também deixa alguns dirigentes de “cabelo em pé”. Para muitos a entidade já está com muitas pessoas do Sudeste influentes e isso poderia prejudicar no diálogo com os demais clubes espalhados pelo Brasil. Um exemplo disso é o mandatário do Bahia, Marcelo Guimarães, que deixou claro o desejo de novas eleições na entidade máxima do futebol brasileiro.


Atualmente a CBF é quem organiza o calendário Nacional, mas os clubes podem muito bem deixar a entidade “na mão” e criar o próprio com uma nova Liga. Isso já acontece em diversos países de fora, como Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália.

Fonte: Do Interior